Tels.: 55 11 3938 3695 e 3624 6510 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pesquisa de Mercado

 

O que é Pesquisa de Mercado?

 

Pesquisa de mercado é uma importante ferramenta usada por empresas, que consiste no levantamento de informações a respeito do mercado no qual atua, dos concorrentes, clientes e fornecedores. Tem como objetivo ajudar nas decisões estratégicas, melhorando o desempenho da empresa.

Para que servem as Pesquisas de Mercado?

 

Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, os empreendedores também devem pesquisar onde investir. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades!

 

As pesquisas podem ser desenvolvidas para analisar o perfil dos consumidores / clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc. Aplicações comuns também são as pesquisas para fazer testes de um novo produto, avaliar a mídia que será utilizada, ou então pesquisas para avaliar a qualidade de um produto que já existe, o atendimento em relação a algum serviço, avaliar as estratégias e ações da concorrência, a preferência dos clientes entre outras questões.

O que é Pesquisa de Mercado Qualitativa?

 

A Pesquisa Qualitativa, também chamada de pesquisa exploratória, visa entender e interpretar comportamentos, atitudes e motivações que influenciam ou determinam a escolha de produtos e marcas.

 

As principais técnicas de coleta de dados qualitativos são: discussões em grupo (focus group); entrevistas em profundidade (in-depth interview) individuais, em duplas ou em tríades; entrevistas por telefone; e etnografias (observação do comportamento do consumidor no seu ambiente natural: em casa, no trabalho, fazendo compras, navegando na internet, etc).

O que é Pesquisa de Mercado Quantitativa?

 

Pesquisa feita com questionários pré-elaborados que admitem respostas alternativas e cujos resultados são apresentados de modo numérico, permitindo uma avaliação quantitativa dos dados.

 

Estudos quantitativos procuram medir em números o comportamento das pessoas, utilizando-se da estatística para este fim. As principais técnicas de coleta de dados quantitativos são: entrevista pessoal domiciliar; entrevista por telefone e CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing); entrevista presencial assistida por computador (CAPI: Computer Assisted Personal Interviewing); questionário online de auto-preenchimento; central location com Intercept (local com auto fluxo de pessoas onde possíveis entrevistados são abordados).

Tels.: 55 11 3938 3695 e 3624 6510 |   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.